A Ecogest é um Organismo de Verificação de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) - OVV, acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) com maior capacidade técnica.
Qual pegada de carbono quer deixar?
O primeiro passo para identificar sua pegada é com a elaboração de inventário de emissões de gases de efeito estufa. É possível elaborar o Inventário na Modalidade de Emissões Absolutas e com Indicador de Intensidade de Carbono (IC), auxiliando no entendimento das fontes de emissões e futura mitigação ou compensação do volume dispersado na atmosfera.
A verificação do inventário traz credibilidade aos dados, demonstrando total comprometimento da empresa. Durante a verificação auditores independente atestam cada dado e garante a veracidade das informações seguindo regulamentações de padrão internacional. Assim, atendem também a procedimentos do Programa Brasileiro GHG Protocol, INEA, CETESB, Selo Clima Paraná, entre outos.
A Ecogest é o Organismo acreditado com maior capacidade técnica, atendendo a todos os escopos de atuação listados pelo INMETRO.
Verificação rápida, dinâmica e transparente
Levantamento dos documentos
1.
Organização de toda a documentação necessária para o processo de verificação.
Análise dos dados
2.
Auditores verificam as fontes de acordo com normativas ISO 14.066 e procedimentos do Programa Brasileiro GHG Protocol
Verificação completa
3.
Emissão de relatório e declaração de verificação
Solicite agora uma proposta:
Preencha o formulário de solicitação, assim poderemos conhecer suas necessidades e preparar a melhor proposta.
Perguntas frequentes
Diferença entre certificação compulsória e voluntária. A diferença está na obrigação ou escolha de possuir a certificação. A certificação compulsória é obrigatória, sendo regulamentada por leis ou portarias sobre determinado produto ou serviço. Tem a prerrogativa de regulamentar a fabricação e comercialização de um produto levando em consideração fatores de saúde, segurança e ambiental. O INMETRO é responsável por fiscalizar esses produtos. Ao contrário, a certificação voluntária é opcional. São normativas que não são obrigatórias, mas, se aplicadas na organização, podem melhorar o desempenho e se destacar no mercado. A vantagem de possuir esse tipo de certificação é a diferenciação entre os concorrentes, possuindo confiabilidade certificada em seus processos. A verificação de inventário de Gases de efeito estufa se encaixa na certificação voluntária. As empresas que optam pela verificação trazem mais credibilidade em seu posicionamento ambiental, possuindo dados certificados.
O que é a metodologia GHG Protocol? O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008, pela FGVces e instituições parceiras. Sua concepção é responsável pela adaptação do programa internacional GHG Protocol para a contexto brasileiro, com ferramenta de cálculo para levantamento de dados e estimativas de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Seu objetivo é incentivar a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE para cumprir com a agenda de sustentabilidade que o Brasil se comprometeu. Oferecendo instrumentos com padrões internacionais para contabilização e análise das emissões por meio da publicação dos inventários na plataforma própria.
O que é o ISO 14.065? O ISO 14.065 a norma técnica internacional que tem por objetivo monitorar as emissões de gases de efeito estufa de organizações, descrevendo padrões para verificação e validação afim de atestar os dados levantados no inventário. Garantindo então, que a organização esteja alinhada as boas práticas de responsabilidade ambiental. Suas diretrizes se resume a: - Detalha requisitos para quantificação e qualificação das emissões, gerando relatório com dados mais precisos. Pontuando melhorias na redução das emissões de acordo com o levantamento feito - Fornece orientações para validação do inventário com requisitos detalhados. Organizações que se baseiam na norma buscam monitorar suas emissões, gerenciando a mitigação ou compensação dos gases emitidos. Assim, estão aderindo as boas práticas de sustentabilidade, demonstrando a sociedade sua responsabilidade ambiental.